Último dia no BFW Halle…

Fotografia de pormenor da exploração tátil do material utilizado na iniciação ao Braille


Hoje é nosso último dia!

Começámos com uma visita à “Training Company”. Esta área do BFW funciona como uma empresa simulada onde os formandos podem colocar em prática, em ambiente controlado, as aprendizagens que realizam ao longo do curso de Assistente de Gestão Administrativa e corresponde ao quarto trimestre deste curso.
Na prática, esta mini-empresa faz as encomendas e gere os pedidos de material de escritório de todo o BFW. Pedem orçamentos, fazem as encomendas do material de escritório – a nível nacional e local, tem um livro de entrada e saída, um formulário de pedido que deve ser preenchido por quem que queira e tem que gerir as faturas.
No final do mês, têm que fazer a listagem dos custos e reportar que setor do BFW usou o quê. Essa lista vai depois mesmo para a contabilidade do centro. Fichas de Quando foi entregue, quanto custou, etc, são algumas das informações que constam nestas folhas. A informação que nos deram é que os participantes deste curso são cegos e pessoas com baixa visão. Mas o material que vimos e mesmo a sala onde estava organizado o material não nos pareceram preparados para serem utilizados autonomamente por alguém que não veja…

Ainda durante esta última manhã fomos assistir a três aulas diferentes:
  • Contabilidade: nesta aula os formandos estavam a calcular, no Excell, as perdas e os ganhos de uma empresa fictícia, procurando perceber que áreas da empresa estão a dar prejuízo e em que áreas estão a ganhar dinheiro. 
  • Iniciação ao Braille: onde estivemos um pouco à conversa com os alunos da nossa cicerone, Anja, sobre as suas dificuldades nesta área e as suas perspetivas de futuro. Ficámos também a saber como são os boletins de voto (em Braille) na Alemanha. 
 
  • “Healthcare Assistant”, ou Assistente de Saúde: que prepara os formandos para trabalharem em consultórios médicos ou hospitais. Esta aula em específico era sobre inglês técnico, dedicado aos termos médicos relacionados com o corpo humano.

E assim terminou a nossa visita ao BFW Halle. Após o almoço e as despedidas oficiais dos nossos parceiros Alemães, rumámos a Berlin para passar o fim-de-semana. 

Uma última "selfie", com todos os participantes, em jeito de despedida do BFW Halle